terça-feira, 20 de novembro de 2018

Maiorca: Festa do Divino Senhor da Paciência com milhares de pessoas nas suas duas procissões

Balanço positivo – É o que se concluiu da realização da Festa do Divino Senhor da Paciência 2018 em Maiorca, no passado fim de semana, com a presença de milhares de pessoas nas suas duas procissões de sábado e de domingo. 
Sábado, a imagem do Divino Senhor da Paciência foi em procissão da sua capela situada nas Cruzes para a Igreja Matriz de Maiorca, e no domingo realizou-se a procissão pelas ruas principais da vila. Esta festa secular é 'seguramente a mais antiga da Região Centro', afirmam os maiorquenses, e mostram-se orgulhosos por ser uma festa 'exclusivamente religiosa' e que, sem ser o padroeiro da freguesia, é àquele a quem a população presta mais culto. 
A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, quando a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro. A Capela nas Cruzes em sua honra só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo, em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca que era um vigaria, e em 1825 beneficiou de obras de remodelação passando a ter o aspeto que ainda hoje conserva. 
Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana, as suas três procissões noturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas, muitas pessoas vão de rastos e de joelhos; e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas. A próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões, só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é 'Os Passos do Senhor da Paciência' uma vez que foram compostas à muitos anos para serem executadas exclusivamente nestas festividades. 
A organização dos festejos foi composta por seis mordomos: Luís Gonçalves, Paulo Cabete, João Bairrão, Pedro Gomes, Fernando Alves e Paulo Cabete. O ambiente que se gera em redor destas procissões, é 'muito forte e muito sentida' e a própria música, composta para este efeito no século XIX, é comovente, com os cantares em latim. No dia principal dos festejos a procissão tem quarto paragens (Largo Actor Dias, Terreiro do Paço, Rua da União Filarmónica e Rua do Norte) onde as elementos da banda filarmónica local entoam os Passos do Senhor da Paciência. 
As celebrações foram presididas pelo padre Francisco Claro e concelebrou o padre João Fernandes, tendo sido coadjuvados pelos padres Jorge Carvalho e Nuno Filipe Fileno sendo as missas acompanhadas pelo grupo coral e pela filarmónica local.
Nas procissões esteve presente a Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense sob a regência do maestro Bruno Cavaleiro, o grupo de Escoteiros de Maiorca, e os voluntários do Núcleo de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa que auxiliarem os devotos no cumprimento das suas promessas. 
Durante a semana de 19 a 24 de novembro realiza-se a oração do rosário na Igreja Matriz de Maiorca pelas 21 horas, havendo a celebração de uma Via Sacra pelas ruas da Vila de Maiorca na sexta feira dia 23 pelas 21 horas. 
Com as receitas da festa irão ser feitos melhoramentos na capela do Senhor da Paciência. (Fotos José Guerra)

Sem comentários: