quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A FINDAGRIM foi visitada por cerca de 15 mil visitantes!

Em termos de balanço, a Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Maiorca que se realizou entre 7 e 11 de agosto na Feira Nova de Maiorca, com a finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia de Maiorca e da região, teve este ano como tema a evocação dos 825 anos de história de Maiorca, cuja carta de foral foi atribuída pela Rainha Dona Dulce (esposa do Rei D. Sancho I) ao couto de Maiorca em 1194. 
Com um apreciável elenco de artistas que animaram as noites, a abertura do certame foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente e anterior presidente da edilidade figueirense dr. João Ataíde, e acompanhado pelo atual presidente Carlos Monteiro, que se encontravam ladeados pelo executivo da Junta de Freguesia de Maiorca, de elementos da Assembleia de Freguesia local, da Assembleia Municipal da Figueira da Foz e de vários representantes de várias instituições e empresas da região. 
No palco cultural, que teve a colaboração da Associação de Coletividades do Concelho da Figueira da Foz, atuaram ranchos folclóricos, grupos de dança moderna, cantores amadores, grupos de música popular, uma banda filarmónica e uma tuna académica, oriundos não só de associações de freguesia do concelho da Figueira da Foz mas igualmente de outros concelhos da região. 
As noites terminaram na tenda eletrónica com a atuação de vários djs que tiveram uma forte adesão principalmente das camadas mais jovens. 
Nas tasquinhas e bares, a cargo das coletividades da freguesia, serviram-se as especialidades da gastronomia e doçaria local, e nas quermesses as rifas distribuíam prémios. 
Estiveram presentes várias empresas da região, de várias setores, a mostrar as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato, enquanto nas tasquinhas e bares, a cargo das coletividades da freguesia, se serviram as especialidades da gastronomia e doçaria local. Pelas quermesses as rifas iam distribuindo prémios. 
Como anunciado, realizaram-se os desfiles dos potes e dos aventais tradicionais, e uma prova de arroz doce que foi confecionado por várias instituições da freguesia e por uma senhora de Anadia, e os esperados desfiles de carroças e trajes tradicionais e bicicletas antigas, que tiveram como objetivo mostrar e valorizar os animais que ajudavam em tempos idos o homem no trabalho do campo nesta freguesia. Este desfile teve também a participação dos jogadores da Casa do Povo de Maiorca que foram Campeões Nacionais na época 1971/1972 da FNAT (Fundação Nacional para a Alegria do Trabalho) que, findo o desfile, foram alvo de um homenagem e voto de louvor pela Freguesia de Maiorca. 
A Findagrim 2019 foi visitada por cerca de quinze mil pessoas, tendo sido afetada pelas condições meteorológicas adversas nos dias 7 e 8 de agosto em que choveu, o que não permitiu que se atingisse os vinte mil visitantes como se pretendia.
» » » » » » » » » » » » » » » » (Fotos de José Guerra)

Sem comentários: