quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Apresentado na sede da Sociedade Musical Santanense o novo livro do maestro Francisco M. Relva Pereira

Foi apresentado no passado domingo dia 1 de setembro o livro '125 anos ao serviço da música', que pretende dar a conhecer o percurso histórico/musical efetuado pela Banda de Santana ao longo dos seus 125 anos de existência. 
O autor, o maestro Francisco M. Relva Pereira, refere no texto que nos enviou que o livro contém várias as estórias que essa história contém, desde episódios, factos e muitos outros detalhes que estiveram na origem da fundação da centenária coletividade, contadas nas suas mais de duas centenas de páginas, e onde desfilam os nomes dos diretores, músicos, internacionalizações, concertos inéditos, e dezenas de depoimentos fantásticos! 
O tema final inclui os reflexos da marcha 'Santana Nova Freguesia', escrita pelo autor, e elenca na análise técnica, estrutural, formal e outros aspetos dessa composição, onde não falta a constatação do impacto e carinho que a população continua a ter pela melodia e especialmente pela letra a ela associada. 
O maestro presta agradecimentos: à Câmara Municipal da Figueira da Foz, juntas de freguesia de Ançã e de Ferreira-a-Nova, Bettertech Software, Transportes Pelichos, Caixa de Crédito, Helenos SA, Minimercado Adelaide, Maquitudo e Silvino Manuel Santos Pereira, que custearam a impressão deste livro. Além destes patrocinadores, aqui se deixa um especial agradecimento a todos os que colaboraram e contribuíram para dar corpo a toda esta investigação. 
Este foi mais um dos livros escrito por Francisco M. Relva Pereira, maestro dessa banda desde 1985, sabendo-se que todos os lucros obtidos com a venda deste livro reverterão para a Sociedade Musical Santanense, uma vez que o autor prescindiu de todos os seus direitos.

Sem comentários: