quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Projeto Fumeiro do Mar come sede no Paião ganhou três prémios na 2ª edição do From-Start-to-Table!

O Fumeiro do Mar – peixe fumado sustentável, foi o projeto vencedor da segunda edição do From-Start-to-Table, um programa de aceleração para empreendedores na área da restauração da Startup Lisboa, na categoria Produtos Inovadores de Food & Beverage. 
O projeto Fumeiro do Mar surgiu no Paião, Figueira da Foz, pela mão da Margarida Medlam, bioquímica, e produz cavala fumada naturalmente oferecendo ao mercado a possibilidade de diversificar o consumo de peixe, de forma sustentável, assumindo-se como uma alternativa ao consumo de outras espécies sobre consumidas como por exemplo a sardinha. 
A ideia nasceu no âmbito de um curso de formação profissional do IEFP – Técnico de Aquicultura, seguindo-se a formação de Gestão de Projetos e Empreendedorismo do PROVI@ que culminou com um estágio na Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz que permitiu apresentar o produto desenvolvido à comunidade na FigueiraSea – Feira do Mar e da Sustentabilidade. A reação do público à cavala fumada foi esmagadoramente positiva e foi também o sinal que a Margarida precisava para avançar com o projeto. 
Além deste prémio, este projeto ganhou o Concurso de Ideias da Agriempreende em junho 2019 e o Prémio Food Fab Lab na categoria de Inovação, dinamizado pelo Tagusvalley em Outubro 2019. 
O Fumeiro do Mar adapta as técnicas do fumeiro tradicional à fumagem do peixe, utilizando madeira de origem sustentável, aproveitada do fabrico de pipas de carvalho, das limpezas das matas e da poda das fruteiras. Cavala e fataça fumada, enchidos de peixe fumados, ovas, algas e sal fumado são alguns dos seus produtos.

Sem comentários: