A SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, que fará em breve 7 anos de vida, foi criada a 30 de outubro de 2013 após um abaixo assinado com 1200 assinaturas ter sido entregue na Camara Municipal da Figueira da Foz, com o objetivo, descrito no ponto 1 dos seus objetivos gerais, de "Contribuir para a defesa e recuperação dos valores mais significativos do património histórico, cultural e ambiental que o Convento de Santa Maria de Seiça representa para a região e para o País".
O abandono do Convento é visível há muitos anos, tendo em 2004 sido vendido à CMFF pela família Carriço.
Ora desde a sua criação que a SMS sempre sentiu apoio e carinho por parte dos munícipes do concelho da Figueira da Foz nos seus objetivos de preservar e recuperar o Convento de Seiça cuja memória vem dos tempos da criação de Portugal, vindo agora, através de comunicado, agradecer a todos os que estiveram envolvidos neste projeto, aos sócios, jornais e aos funcionários da Câmara Municipal da Figueira da Foz todo o trabalho realizado que terá levado a que, e finalmente, no dia da Cidade no ano de 2020, o presidente da autarquia dr. Carlos Monteiro, tivesse anunciado no seu discurso que “o Convento não esta à venda e será reconstruído”!
Refira-se que há já um Concurso Público para esse fim já publicado no Diário da República. E recorde-se que o Convento foi uma promessa de D. Afonso Henriques feita numa pequena capela octogonal que se encontra no mesmo local, Seiça.
"-Que sejamos merecedores dessa memória", termina o comunicado, assinado pela presidente da SMS-Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, Maria Rosa Anttonen.
Sem comentários:
Enviar um comentário