quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O Projeto + Atlântico - CLDS4G da Figueira da Foz assinala um ano de trabalho em parceria

Com início em setembro de 2020, o Projeto + Atlântico, coordenado pela Associação Novo Olhar, envolve uma parceria com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e com a Cáritas Diocesana de Coimbra para executar, até agosto de 2023, as 15 atividades do plano de ação contratualizado entre os parceiros, a Segurança Social (ISS.IP) e o Município da Figueira da Foz.
Na sequência do levantamento de prioridades (diagnóstico social local) e prevendo uma intervenção de continuidade relativamente às edições anteriores, CLDS+ e CLDS3G, este projeto destaca-se pela abrangência territorial, envolvendo todas as freguesias do concelho, com particular incidência nas franjas populacionais mais periféricas e vulneráveis à exclusão social.

Além das áreas do emprego e qualificação, capacitação das famílias e apoio à população idosa, este projeto também inclui a intervenção de proximidade junto das comunidades visando dotar a população de conhecimentos e estratégias que permitam adotar comportamentos mais seguros, face a catástrofes ou calamidades.

Durante o contexto pandémico, o público-alvo deste programa não pode deixar de ser apoiado numa fase onde as suas dificuldades se acentuam e se agravam. Com a preocupação constante de minimizar o risco de contágio por COVID 19, foi possível iniciar a execução de todas as atividades previstas, adaptando-as às regras nacionais emanadas pela DGS e localmente definidas pelo Delegado de Saúde Local, envolvendo um total de 476 participantes até 31 de agosto de 2021.

Das atividades realizadas, destaca-se o Gabinete de Apoio ao Cidadão, descentralizado em 9 pontos de atendimento por todo o concelho, assim como o Gabinete de Apoio ao Emprego e o Gabinete de Apoio à Família, as sessões em contexto escolar, as atividades com crianças desfavorecidas durante as férias da Páscoa e de verão, o trabalho com a população mais idosa, com as famílias mais carenciadas e as ações de prevenção e sensibilização sobre vários temas (primeiros socorros, prevenção de incêndios, auto cuidado, alimentação saudável, etc) realizadas nas localidades mais periféricas.

Enaltecemos o trabalho em parceria com as entidades públicas e privadas do Município, serviços de ação social, juntas de freguesia e forças de segurança, assim como as diversas associações, coletividades  e empresas que foram envolvidas em sinergias, favorecendo o emprego e a qualificação, a capacitação das famílias, o desenvolvimento saudável das crianças, o bem estar e envelhecimento ativo dos idosos, o apoio de proximidade às populações mais vulneráveis, a cidadania plena e os direitos humanos. Juntos, estamos a fazer acontecer.

Sem comentários: