terça-feira, 21 de setembro de 2021

Associação Cívica da Figueira da Foz NovaPolis foi lançada focada na defesa dos direitos e responsabilidades políticas morais e sociais

Foi ontem lançada a 'NovaPolis - Associação Cívica da Figueira da Foz'. uma instituição sem fins lucrativos focada na promoção da cidadania na defesa dos direitos e das responsabilidades políticas, morais e sociais do Estado, estimulando o conhecimento informado, combatendo a iliteracia, incentivando a participação pública nas políticas públicas que afetam a comunidade da Figueira da Foz.
Em comunicado assinado pelo presidente da Assembleia Geral António Tavares, pelo presidente da Direção Nuno Maurício, e pelo presidente do Conselho Fiscal Paulo Mingachos, a NovaPolis revela que "irá procurar reverter o atual quadro de desconhecimento e alheamento da sociedade civil em matéria de políticas públicas concelhias, aplicação dos recursos e controle da qualidade dos serviços prestados, impulsionando uma maior e mais informada participação dos figueirenses. Simultaneamente, procurará favorecer o reconhecimento público da competência, excelência e meritocracia, através da atribuição de prémios e distinções. Constituindo um forum de debate, consulta e troca de ideias entre os associados, mas aberto à sociedade civil, a NovaPolis congrega, localmente, vários representantes da sociedade civil dispostos a contribuir para os fins da Associação com manifesto espírito de missão em prol da comunidade. Integram os seus órgãos sociais as seguintes personalidades: 
Assembleia Geral 
Presidente, António Joaquim Ribeiro da Silva Tavares; Vice-Presidente, Maria Delminda Marques dos Santos Neves; Secretário, Bruno Seabra Tinoco Correia Duarte; 
Direção 
Presidente, Nuno Ricardo da Costa Maurício; Primeiro Vogal (Vice-Presidente), Olívia Maria Samagaio de Matos; Segundo Vogal, José Manuel Monteiro Pinto Coelho; Primeiro Vogal Suplente, Pedro Miguel Gouveia Xavier Martins da Silva; Segundo Vogal Suplente, Mariana Azenha Morgado; 
Conselho Fiscal 
 Presidente, Paulo Jorge Mingachos Cerveira; Primeiro Vogal (Relator), Filipe Manuel Domingues Azenha; Segundo Vogal: Rui Beja. 
A NovaPolis integrará ainda Conselho Estratégico com diversos grupos de trabalho sectoriais os quais irão também centrar a sua atuação na apresentação de propostas concretas para o desenvolvimento da Figueira da Foz, contemplando a promoção de mudanças essenciais ao nível da participação pública e uma maior transparência na gestão dos recursos públicos. 
Segundo o Presidente da Direção e fundador Nuno Maurício: “O diagnóstico com a identificação dos problemas estruturais da Figueira da Foz está mais que feito. Agora é preciso trabalhar na identificação das soluções concretas para cada um desses problemas. A construção de um futuro melhor depende obrigatoriamente do envolvimento das pessoas na defesa dos direitos e das responsabilidades políticas, morais e sociais do Estado. Temos que nos envolver e ser parte da solução para poder exigir. 
Mas essa cidadania ativa também só terá o impacto desejado se assentar num conhecimento informado e numa luta intransigente pelo rigor na gestão, pela transparência e pelo reconhecimento do mérito”. Acrescentou ainda que “A NovaPolis tem por missão gerar um sobressalto cívico capaz de potenciar o desenvolvimento da nossa terra nas suas diversas vertentes e conseguir fazê-lo com o envolvimento da comunidade. Queremos criar novo conhecimento, experimentar novas soluções para problemas antigos e, desta forma, contribuir para a melhoria da governação local... independentemente de quem governa. Elevar a posição competitiva da Figueira da Foz só é possível com o contributo de todos, numa mistura de coração e razão”. 
A ocasião foi ainda motivo para a apresentação do “Prémio NovaPolis – Natércia Crisanto”. Segundo o Presidente da Assembleia Geral e fundador António Tavares “Trata-se de um prémio destinado a identificar, reconhecer, celebrar e premiar o percurso de pessoas individuais ou coletivas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade, participação cívica, cidadania e responsabilidade social na Figueira da Foz, nas várias áreas da sociedade” e “cujo nome é uma homenagem a uma mulher que marcou o Concelho por uma postura ímpar em termos cívicos e éticos”. 
Nesta edição inaugural, o Prémio será atribuído nas três seguintes categorias: "Projeto de Investigação”; “Projeto da Sociedade Civil”; e “Iniciativa Jovem”. 
As candidaturas ao próximo decorrerão entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2021 e as regras poderão ser consultadas no site e Facebook da NovaPolis. 
Para a concretização da sua missão, a NovaPolis conta com o apoio de várias dezenas de personalidades figueirenses das mais diversas áreas, desde empresários, cientistas, artistas, professores, advogados, estudantes e muitos outros.

Sem comentários: