Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz promove 1º Congresso Jovem por um Futuro Seguro no CAE
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (AHBVFF) consciente do seu papel e responsabilidade na área da segurança em todas as suas vertentes, em especial na da prevenção e do estímulo a uma sociedade mais participativa vai promover, na 3ª feira dia 10 de maio no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, o 1º Congresso Jovem por um Futuro Seguro, numa relação biunívoca entre o pensar Global e agir Localmente, e o pensar Local e agir Globalmente.A iniciativa irá reunir 20 jovens alunos da cada uma das cinco Escolas Secundárias do concelho – Dra. Cristina Torres, Dr. Bernardino Machado, Dr. Joaquim de Carvalho, Escola Profissional da Figueira da Foz e Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz – num total de 100 jovens, aos quais se juntam 20 jovens Bombeiros Voluntários.
O Congresso inclui três painéis e uma conferência. Em cada painel existirão cinco intervenientes (um por cada Escola Secundária), num total de 15 intervenientes alunos do ensino secundário, ao longo de todo o dia. Todos os restantes participarão nos debates em cada um dos painéis: Figueira da Foz, por um Futuro Seguro
Moderado pelo dr. Duarte Caldeira, antigo presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses. Pertenceu à direção da Escola Nacional de Bombeiros e é, desde 2012, presidente da direção do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil. Em dezembro de 2019 assumiu o pelouro da Proteção Civil e Segurança Rodoviária na direção do Instituto Direito e Segurança.
Portugal, por um futuro seguro
Moderado pelo prof. dr. Manuel João Ribeiro, doutorado em Território, Risco e Políticas Públicas, em 2018, pela Universidade de Coimbra. Foi diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil das Câmaras Municipais de Lisboa e de Cascais e presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil.
O Mundo, por um Futuro Seguro
Moderado pelo brigadeiro general Duarte Costa, atual presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Foi comandante nacional da ANEPC e chefiou o Estado Maior do Comando das Forças Terrestres e da Brigada de Reação Rápida, tendo comandando o Regimento de Paraquedistas de 2011 a 2013.
Do programa do Congresso (ao lado) consta ainda uma conferência sobre cibersegurança pela professora doutora Dalila Araújo, vice-presidente do OSCOT - Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo e a intervenção dos Jovens Bombeiros, mobilizando todos os presentes para o conceito de que “Cada um, é um agente de proteção civil”.
Para mais informações contactar pelo mail (geral@bvff.com.pt) ou, se necessário, o presidente da direção da AHBVFF, Lídio Lopes (925194160).
Sem comentários:
Enviar um comentário