sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A APD da Figueira da Foz prossegue atividades tendo como a mais significativa o andebol em cadeira de rodas!

A Associação Portuguesa de Deficientes da Figueira da Foz prossegue as suas atividades de forma paulatina e constante.

A atividade mais significativa da APD Figueira da Foz continua a ser a sua equipa de andebol em cadeira de rodas e toda a envolvência relativa à mesma, com treinos às segundas e quintas-feiras a partir das 20h30, que continuam a ser abertos a novos atletas com e sem deficiência.

Apesar dos atletas sem deficiência não poderem participar nas competições oficiais é intenção da APD dar a conhecer a modalidade a TOD@S!A nível oficial a equipa de andebol em cadeira de rodas participou no Torneio de Abertura da modalidade tendo ficado em sexto lugar e perdendo o derradeiro jogo frente ao CMRRC Rovisco Pais por 14-12.
O momento alto do mês de novembro foi a realização do Campeonato do Mundo de Andebol em Cadeira de Rodas, no qual Portugal se sagrou Campeão do Mundo num torneio realizado em Leiria e com a presença de nove seleções.

Apesar de no Campeonato do Mundo não terem estado atletas figueirenses participaram nos estágios e convocatórias de seleção quatro atletas da APD Figueira: Deolinda Santinha, André Santos, Cláudio Gomes e Nuno Pedrosa.
A nível académico o presidente e treinador da equipa, Nuno Pedrosa, participou como palestrante na ação do projeto "Conhecer Mais para Incluir Melhor" de 2022. que pretendeu desafiar professores, alunos e investigadores a realizar trabalhos no âmbito do Desporto e Atividade Física para Pessoas com Deficiência e Incapacidade, visando o incremento do conhecimento científico nesta área, e que decorreu no dia 19 de novembro na Faculdade de Ciência de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Que para além da presença de Nuno Pedrosa da equipa de andebol “Os Coxos” da APD Figueira da Foz contou também com a presença da investigadora Sofia Sampaio de Ataíde da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).

A terminar o mês, no dia 26, realizou-se uma Assembleia Geral de aprovação de orçamento e plano de atividades nas instalações da Incubadora de Empresas da ACIFF. Aproveita a APD Figueira da Foz para agradecer publicamente a gentileza e disponibilidade da ACIFF.

Sem comentários: