quinta-feira, 28 de março de 2024

A tradicional Queima do Judas organizada no Largo de São João do Vale na Figueira da Foz vai ser realizada este sábado pelas 12 horas

Neste sábado dia 30 de março pelas 12 horas, no Largo de São João do Vale, na Figueira da Foz, vai ser realizada a Queima do Judas. É uma antiga tradição da cidade que a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto continua a preservar.

Começa por uma espécie de castigo, por malhação, de um boneco feito em palha, seguido da sua queima em pleno Largo. O boneco simboliza o apóstolo Judas Iscariotes que traíu Jesus entregando-o aos seus captores. O boneco Judas é queimado no referido largo representando um ajustar de contas com o indigno comportanento do apóstolo traidor, segundo a tradição cristã. Esta iniciativa na véspera do Domingo de Páscoa foi mantida na Dez de Agosto durante décadas pelo célebre “Picha” tendo já sido realizadas várias exposições fotográficas documentando a realização figueirense.

O tema é de domínio universal em várias áreas e, há alguns anos, a cantora estado-unidense Lady Gaga apresentou uma canção com o título Judas em que se propõe amar Jesus, mas acaba por se encontrara a amar Judas.

Esta iniciativa da Queima de Judas conta com o apoio da Junta de Feguesia de Buarcos e São Julião, dos Bombeiros Voluntários da Figueira e da Associação dos Moradores do Vale.

Sem comentários: