segunda-feira, 25 de março de 2024

Rosa Antonnen volta a presidir à SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça

Realizou-se neste sábado dia 23 de março, numa sala do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, a Assembleia Geral da SMS, no decorrer da qual foram eleitos os novos corpos gerentes.

Desde a fundação da SMS que Maria Rosa Antonnen tem sido presidente da Associação, mandato interrompido estes dois últimos anos com a presidência de João Campos. Foi de novo eleita para presidente para o biénio 2024-2025.SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça - Lista para a direção 2024-2025:

Direção
Presidente - Maria Rosa Anttonen; Vice-presidente - Teresa Folhadela; Secretario - João Garcia; Tesoureiro - Mª João Sousa; Vogal - Sónia Pinto; Suplente - Graça Barão; Suplente - Nuno Fulgêncio.

Conselho Fiscal

Presidente – Sónia Garcia; Secretario - Ana Sofia Duque; Relator – Rei Neves; Suplente - Helena G. Costa Pereira;

Assembleia Geral

Presidente - José Neves; Vice-Presidente – Isabel Sousa; Secretario - Luis Matias; Suplente - Lídia Monteiro.

…........................................

Maria Rosa Antonnen foi sócia fundadora e presidente da direção da SMS da 2014 a 2022. A reabilitação e consolidação do Mosteiro de Seiça, iniciada em 2022 e recentemente concluída, sempre foi o seu principal objetivo.

Agora de novo a presidir à associação, que assume a pedido de vários sócios, os novos corpos gerentes combinam a experiência em anteriores direções com novos rostos.

…........................................

Resenha das atividades da SMS desde a sua fundação tendentes a manter viva a atenção da entidades, muito em especial da Câmara Municipal da Figueira da Foz, para não se deixar cair o monumento, que por esta foi adquirido em 2004, perfaz agora 20 anos:

A 17 de agosto de 2009 foi feita a entrega na Sessão da Câmara um 'abaixo-assinado' em defesa do Mosteiro com 1218 assinaturas. Em vão. Nada foi feito.

Vendo a continuada degradação do Mosteiro, Rosa Antonnen, a título individual, fez uma intervenção em Sessão da Câmara numa reunião ordinária de 16 de março de 2010 (ata nº6/2010) com um pedido expresso para a recuperação deste.

Até 2013 nada seria feito. Como sozinho(a) não se vai a lado nenhum, resolveu então criar uma associação, que viria a tomar o nome de SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça! Foram redigidos os estatutos, criado o logotipo e a SMS foi finalmente fundada em 30 de outubro de 2013, sendo sócios fundadores o Sr. Padre Manuel da Silva, Goretti Bicho e Eugénio Bicho do Paião e João Campos.

O resto é a história da Associação com direções eleitas todos os 2 anos.

E Rosa Antonnen escreve:“Quero também recordar o Dr. João Ataíde anterior presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, já falecido, que sempre aceitou reunir com a SMS e ouvir a nossa opinião, dando início ao dossier do Mosteiro para ser hoje Monumento Nacional.

Agradecemos ao Dr. Pedro Santana Lopes ter tido a iniciativa de adquirir o Mosteiro de Santa Maria de Seiça à família Carriço.

O Mosteiro reabilitado e consolidado foi inaugurado no dia 26 de janeiro de 2024.

A realidade do Mosteiro de Santa Maria de Seiça é agora outra e tem a Associação SMS de rever os objetivos a que se propõe com uma nova direção e sempre com o apoio dos seus sócios e amigos.

O Mosteiro é para todos!”

Sem comentários: