segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“7 Maravilhas – Praias de Portugal®”

As 7 Maravilhas® vão continuar a promover os grandes valores da identidade nacional, com a eleição em 2012 das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”. As candidaturas começam ainda em Novembro e a escolha das mais maravilhosas praias do nosso país volta a estar nas mãos dos portugueses, com um modelo de seleção e votação semelhante aos adotados em edições anteriores.A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” centra-se em três eixos estratégicos: Ambiente, Turismo e Mar. A RTP – Rádio e Televisão de Portugal volta a ser a televisão oficial desta iniciativa e vai envolver as áreas de programação e informação. A operação da RTP no âmbito deste projeto está ainda a ser preparada e vai ser revelada no início de 2012.
Com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente, este é um projeto que visa promover as praias nacionais, de forma a preservar a sua beleza e unicidade. A preocupação ambiental faz já parte da missão das 7 Maravilhas®, desde a eleição em 2010 das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”, projeto do qual o Ministério do Ambiente também foi parceiro.
“As praias são uma das principais paixões de todos os portugueses. Daí nos virarmos naturalmente para o mar e para um dos principais motivos para a escolha de Portugal como destino turístico: as nossas praias”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. “Com o mar, as praias, as falésias, os rios e as albufeiras, dispomos de recursos ambientais de alto valor, que proporcionam riqueza económica, através das pescas, da exploração dos recursos hídricos e do turismo”, acrescenta.
A prática desportiva nas nossas águas é uma fonte de bem-estar das populações, sendo o nosso país reconhecido internacionalmente como destino de excelência para a prática de desportos como o surf.
“Temos algumas das melhores ondas do mundo e o caso insólito com McNamara recentemente na Nazaré prova isso. Para além do Ambiente e do Turismo, este projeto vai também incluir os desportos aquáticos, com principal enfoque no Surf. Portugal é já paragem obrigatória para os melhores surfistas mundiais, através de vários campeonatos. Não quisemos esquecer mais este fator de diferenciação”, acrescenta Luís Segadães.
O processo para eleger as “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” tem início a 27 de Novembro, com a abertura da fase de candidaturas num site criado para o efeito. Todas as praias a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias.
Após um processo de seleção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a short list de 21 Finalistas para votação pública será apresentada a 7 de Maio de 2012.
A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” serão reveladas a 8 de Setembro de 2012.
A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país e todo o processo de seleção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda.

Sem comentários: