terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escola João de Barros na Roménia em encontro de docentes

Entre os dias catorze e dezanove de novembro decorreu na cidade de Bucareste, na Roménia, o primeiro encontro de docentes dos vários países envolvidos no Projeto Comenius -English Traditional Games. Nele participaram os professores Áurea Fernandes e José Castanho. Este projeto liga a Escola Dr. João de Barros da Figueira da Foz a sete escolas da Europa, de países tão diferentes como a Turquia, Irlanda, Grécia, Lituânia, Itália, Liechtenstein e Roménia.
Este primeiro encontro foi um sucesso, tanto no que concerne às reuniões de trabalho, como às diferentes atividades de descoberta da cidade e da região.
Durante estas reuniões trocaram-se materiais elaborados pelos discentes e pelos docentes; foram apresentadas as respetivas escolas e regiões; definiram-se e calendizaram-se atividades (como por exemplo a criação de um website comum); traçaram-se metodologias e estratégias de trabalho e programaram-se os intercâmbios, quer de alunos, quer de professores. Os docentes envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova cultura, costumes e ainda os jogos tradicionais de cada país. Visitaram o parque Cismigiu na cidade de Bucareste e a vila de Slanic reconhecida pela sua mina de extração de sal.
Neste primeiro encontro, tal como constava do programa, cada escola deveria apresentar propostas de logótipos elaborados pelos alunos, para os 3 anos do projeto. Está de parabéns a aluna Carolina Santos, do 9ºC, que obteve a maioria dos votos e um merecido primeiro lugar com o trabalho que apresentou a concurso.

Sem comentários: