sexta-feira, 2 de maio de 2014

Núcleo Museológico do Mar: apresentado livros do comandante António Manuel Gonçalves

O Núcleo Museológico do Mar acolheu no dia 24 de abril a sessão de apresentação e autógrafos dos livros bilingues «Creoula-Tradição e Juventude» e «Sagres- Símbolo de Portugal», da autoria do Comandante António Manuel Gonçalves. 
Estiveram presentes na sessão, entre outros, a vereadora Ana Carvalho - que referiu ser importante para o Núcleo do Mar e para Buarcos, "sem dúvida um local especial, símbolo do mar a nível nacional", receberem iniciativas ligadas ao mar, às profissões do mar" - o Comandante Oliveira Inácio comandante do Porto da Figueira da Foz, José Quitério responsável pela loja dos CTT da Figueira da Foz e Nuno Casaleiro responsável pelas edições dos CTT. 
O autor das obras, António Manuel Gonçalves, esteve embarcado quase uma década em cada um dos navios, facto que lhe "despertou o interesse" pela história dos mesmos à qual dedicou quase duas décadas de estudo e que viria a culminar na edição de dois livros "de culto de colecionador" que muito devem à "visão estratégica da Marinha" e que "consumam um vínculo entre duas instituições seculares", os CTT- Correios de Portugal e a Marinha Portuguesa. 
Os livros "abarcam toda a gesta, aspetos pitorescos e construção dos navios". Ambas as embarcações foram construídas em 1937 e durante 75 anos estiveram ao serviço de três bandeiras. De acordo com António Gonçalves "sobreviveram obstinadamente ao sucesso de gerações de navios, à vertigem inovadora" e "continuam a cumprir aquela que é a sua vocação por excelência, preparar homens e mulheres para andar no mar".

Sem comentários: