quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Maiorca - Festa do Senhor da Paciência prolonga-se por dois fins de semana

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII. A imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro. A capela nas Cruzes, em sua honra, só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo. Em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca, que era um vigaria, e em 1825 beneficiou de obras de remodelação cuja configuração ainda hoje se conserva. Por sua vez, e em 2010, o átrio exterior foi alvo de obras de ampliação e de arranjo urbanístico, e em 2011 foram concluídas as obras de restauro e conservação do altar-mor, das imagens e das pinturas laterais. 
Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana. As suas três procissões noturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas indo de rastos e de joelhos; e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas. A próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “Os Passos do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas à muitos anos para serem executadas exclusivamente nestas festividades.
As festividades em honra do Divino Senhor da Paciência, a figura religiosa com mais devoção na freguesia de Maiorca, decorrerão entre 22 e 30 de novembro com o seguinte programa:  

Sem comentários: