quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Universidade Sénior da Figueira da Foz assinala final de Curso Teatral

O Curso de Formação Teatral ministrado pela Universidade Sénior da Figueira da Foz, que durou um ano, vai agora “apresentar resultados” com um espetáculo no Museu Municipal Dr. Santos Rocha no próximo sábado dia 15 de novembro pelas 21h30, e domingo dia 16 às 16h30. “Lisístrata“, de Aristófanes, foi o texto escolhido para dar corpo a estes espetáculos. 
Por sua vez foi escolhida a escultura “Ruína” de Luís Neuparth - pertencente ao acervo do museu e em exposição - para cenografia do espetáculo. 
A sua utilização enquanto cenário obriga à sua releitura enquanto obra de arte. Esta é uma das particularidades deste projeto, que apostou também na criação de sinergias com a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Esta parceria engloba quer o pessoal e espaço do museu, quer pessoal e meios técnicos do CAE. O resultado é que o próprio conceito de museu é questionado, passando este a englobar uma vertente de produção artística através da produção de obras de arte no seu seio. 
O curso que agora terminou teve como objetivo dar competências técnicas aos atores amadores que fazem parte dos dois grupos de teatro da Associação Viver em Alegria, motivar outros alunos à prática teatral e também envolver elementos de outros grupos de teatro. Simultaneamente, o trabalho no espaço do museu tem como objetivo dar a conhecer de forma mais profunda - e de forma distinta do habitual -parte do acervo do museu aos atores em formação que agora sobem a palco. 
A disciplina de Teatro foi introduzida no curriculum da Universidade Sénior apenas no ano letivo 2013/2014 sendo seu formador Ricardo Kalash. O entusiasmo e a convicção de os objetivos definidos terem sido atingidos leva a continuar no presente ano letivo, o 14º ano de funcionamento desta instituição, com o Teatro na oferta curricular da Universidade Sénior. 
Recorde-se que a Universidade Sénior da Figueira da Foz foi fundada em 2001 e é uma vertente cultural e formativa, em regime não formal e sem fins de certificação, da Associação Viver em Alegria.

Sem comentários: