segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escola João de Barros assinalou dia dos Moinhos visitando o Moinho de Vento de Vila Verde

Integrada nas atividades do Projeto “V.E.N.T.O. – Vontade de Empreender pela Natureza em Terra e no Oceano”, que concorre ao concurso de ideias “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, um grupo de alunos e encarregados de Educação da Escola EB23 Dr. João de Barros visitou o moinho de vento de Vila Verde. 
Juntando-se à iniciativa do Dia Nacional dos Moinhos que se celebrou a 7 de abril (e que teve este fim-de-semana o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal) um grupo de alunos das turmas do 5.º10, 5.º12, 7.ºB e 8.ºB, acompanhados pelos encarregados de educação, pais e irmãos, visitaram neste dia o moinho de vento de Vila Verde – Figueira da Foz, que tem sido preservado e salvaguardado pela Junta de Freguesia. 
Este moinho completa este ano uma década de existência e foi construído num local alto onde antigamente existiram outros moinhos. Deste local desfruta-se de uma paisagem de beleza rara de onde se pode observar o estuário do rio Mondego até à Figueira da Foz. 
Os alunos e acompanhantes tiveram oportunidade de colocar as velas no moinho, ver o seu funcionamento e até encher pequenos sacos com a farinha de milho, entretanto moída, para mais tarde recordarem. No final, houve tempo para um agradável lanche oferecido pela Junta de Freguesia de Vila Verde, onde a broa de milho marcou presença.

Sem comentários: