quarta-feira, 15 de abril de 2015

Liga dos Amigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos

Foi apresentada no passado dia 10 de abril a Liga dos Amigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos na sala de conferências do Centro de Saúde Figueira da Foz/Buarcos. 
Usaram da palavra a dra. Elisabete Neto que fez a abertura da sessão como coordenadora da USF Buarcos. Jorge Martins, o porta voz, fez a apresentação em ‘power point’ resumindo quais os objetivos da Liga, passos que já foram dados e iniciativas destinadas exclusivamente aos utentes da USF, bem como o desejo de colaboração de todos como as autarquias numa atitude simbólica mas sempre útil a uma instituição toda ela composta por voluntários. Encerrou a sessão o dr. António Morais, diretor executivo do ACS do Baixo Mondego, elogiando o trabalho realizado até agora e deixando uma palavra de esperança num futuro ainda mais apoiado aos utentes da USF Buarcos.
 …………………………………….. 
Grupos de Trabalho da LIGA dos AMIGOS da USF de BUARCOS 
Grupo 1 – Estrutura interna: Participar, enquanto órgão consultivo, na definição das orientações da política de saúde da USF Buarcos; Participar na reabilitação ou instalação de equipamentos interiores ou exteriores da USF; Promover e fazer a manutenção dos espaços destinados a exposições de artes plásticas, e outras atividades lúdicas, culturais ou sociais; Promover e dignificar a atividade dos trabalhadores da USF Buarcos, como elementos imprescindíveis nas iniciativas sociais, culturais e lúdicas. 
Grupo 2 – Voluntariado: Colaborar num serviço de voluntariado tendo em vista o apoio humanitário aos utentes carenciados. Colaborar ativamente, em articulação com o serviço social da USF, na assistência domiciliária e ambulatória; Promover e apoiar iniciativas, existentes ou a criar, para doentes crónicos e convalescentes, com elevada dependência. 
Grupo 3 – Comunicação e In(formação): Promover e apoiar iniciativas de carácter social, cultural, desportivo e de lazer, que procurem a criação das melhores condições de acesso ao direito à saúde dos doentes/utentes da USF Buarcos; Organizar e promover sessões de formação e esclarecimento, destinadas a grupos de doentes crónicos, quer sejam feitas na USF Buarcos ou em outros locais de fácil comunicação para fomentar a Educação para a Saúde; Gerir a comunicação e a divulgação das atividades da Liga de Amigos quer seja pelas redes sociais como pelas tradicionais, para uma mais rápida e eficaz passagem de mensagens a todos os utentes da USF Buarcos; Instalação e manutenção de um “placard” de divulgação das atividades da Liga, em local digno e de fácil acesso, para conhecimento de todos os utentes que chegam à USF; Estabelecer e manter a ligação com os órgãos autárquicos e outros de interesse geral, estimulando o seu envolvimento na qualidade da saúde. 
Grupo 4 – Mais Saúde: Participar na melhoria do nível de saúde dos utentes da USF; Estimular a realização de atividades de rastreio; Colaborar com todas as pessoas, quer sejam singulares ou coletivas, com o objetivo de tirar o máximo aproveitamento de todas as potencialidades tendentes à melhoria global do nível de saúde; Promover e coordenar a criação de grupos de doentes por tipos de doença.

Sem comentários: