sábado, 21 de novembro de 2015

Associação Santa Maria de Seiça recebida na Câmara. Restauro em vista!

Uma comissão liderada por Maria Rosa Anttonen, presidente da Associação Santa Maria de Seiça (SMS), foi recebida há dias pelo senhor Presidente da Câmara, que também preside à Comissão Técnica do Orçamento Participativo. 
Inicialmente, foi abordada a proposta anteriormente apresentada com vista ao escoramento dos elementos arquitetónicos próximos do colapso e colocação de uma cobertura na nave principal. Pretendia-se, assim, criar algumas condições provisórias que impedissem o acelerar da degradação, proposta que, entretanto, se afigurou menos adequada por um técnico próximo da SMS. 
A Comissão ficou agradada como interesse manifestado pelo dr. João Ataíde que acha que se deve dar, de imediato, início ao processo de classificação do Convento de Seiça como Obra de Interesse Nacional (atualmente Imóvel de Interesse Público) para que, nessa qualidade, venha a melhorar a sua candidatura ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão do Território. 
Foi igualmente analisada a possibilidade de se fazer, com a colaboração da Universidade de Lisboa, um estudo de diagnóstico e plano de salvaguarda (estrutura, arquitetura, com apoio de conservação e restauro) com vista a perceber-se que intervenções se podem e se devem fazer, quais as prioritárias, e como fazê-las sem prejudicar ou desviar o edifício.

Sem comentários: