sábado, 6 de maio de 2017

Debate sobre a erosão da costa portuguesa

O Eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo Partido da Terra - MPT, promoveu esta sexta-feira, dia 5 de Maio, no Hotel Costa de Prata na Figueira da Foz, uma iniciativa que reacendeu o debate sobre a problemática da erosão da costa portuguesa. 
A iniciativa contou com um painel alargado de oradores que incluiu alguns nomes da maior relevância a nível nacional, que abordaram as consequências da erosão costeira e apresentaram possíveis soluções para a região Centro, desde Aveiro até Marinha Grande. As zonas costeiras são ecossistemas únicos cujo frágil equilíbrio está em risco devido a uma intensa expansão urbana e turística, construção de infraestruturas de comunicação, portos, esporões, actividades de dragagens e exploração de inertes. A erosão tem sido agravada pelos efeitos das alterações climáticas que já se fazem sentir à escala global e que põem em risco as populações que vivem no litoral. 
Entre os participantes nesta iniciativa, estiveram presentes autarcas, autoridades locais, movimentos cívicos ligados ao surf e pesca, numa sala repleta de cidadãos interessados, o que constituiu uma oportunidade única para um debate informado e participativo que se concretizou no final da sessão.

Sem comentários: