segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Concurso de Arroz Doce em Seiça – E os vencedores foram…

Realizou-se este domingo o 1º Concurso de Arroz Doce organizado pela SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, com o apoio da ACDR Torneira-Serrião e Junta de Freguesia do Paião. 
A SMS escolheu Seiça para este evento, em frente ao Convento, por ser o dia da Festa das Colheitas que é organizada pela Igreja com uma missa e uma procissão para agradecimento do fim das colheitas. 
Nesta região o Arroz é um dos principais cereais cultivados e tradicionalmente fazia parte dos casamentos. Faz-se arroz doce com ou sem gemas, com leite, mas sempre com enfeites tradicionais de canela ou como a imaginação queira… mas sempre doce. É costume levar casca de limão, depois depende da paciência e da arte de quem o faz. 
No 1º concurso em Seiça inscreveram-se 10 pratos de arroz doce, o número limite permitido pelo regulamento, tendo ficado vários candidatos de fora. 
A iniciativa contou com um prémio oferecido pelo Pingo Doce atribuído a Helena Pereira do Copeiro pela melhor confeção. Para a melhor decoração coube um prémio oferecido pelo Palace Hotel Spa no Bicanho que foi para Manuela Bartolo do Paião. Os premiados receberam ainda dois troféus executados pelo professor Rei Neves e entregues pelo presidente da Junta de Freguesia do Paião. 
O júri foi constituido por Guida Cândido da CMFF, Ana Vasco e Catarina Lavrador da Escola Profissional da Figueira da Foz, Ana Sofia Duarte profissional de Turismo, e por Isabel Cordeiro da pastelaria Flor e Lídia do Paião. Os 20 pratos de arroz doce (2 por cada concorrente) foram depois degustados e apreciados pelo público que se foi juntando. 
Dado o sucesso desta iniciativa a SMS compromete-se a organizar no próximo ano uma segunda edição a que pensamos juntar algumas surpresas.

Sem comentários: