sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Associação das Coletividades do Concelho da Figueira da Foz promove encontros para valorização do movimento associativo concelhio

A Associação das Coletividades do Concelho da Figueira da Foz (ACCFF) encontra-se a promover encontros regulares com as coletividades do concelho, onde, para além de apresentar informações de caráter genérico sobre as suas atividades, se irão abordar temas de interesse prático para a ação diária dos dirigentes associativos. 
O primeiro encontro já se realizou no passado dia 5 de setembro na sede da Escola de Samba A Rainha, o qual serviu para apresentar o protocolo de colaboração assinado entre a ACCFF e a Escola Profissional da Figueira da Foz, no âmbito do Centro Qualifica, e que visa a qualificação dos sócios das coletividades, através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Ainda durante o encontro, Nuno Marques, consultor em marketing e comunicação, falou sobre “A importância da comunicação no sucesso de uma organização”, área identificada como crítica no quadro do movimento associativo e que requer uma maior atenção por parte dos dirigentes associativos. Aprender a comunicar para dentro e para fora, nos canais tradicionais e online, reconhecendo e compreendendo as exigências dos públicos-alvo foi o principal objetivo da apresentação. A aplicação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) à prática associativa foi outro dos temas em análise. 
O desafio de se ser dirigente associativo é cada vez maior. Estar consciente das responsabilidades e atento às ferramentas de ação disponíveis é fulcral para que as coletividades, no quadro da sua atividade recreativa, cultural e desportiva, se possam afirmar e desenvolver no seio das comunidades contemporâneas, pelo que a ACCFF apela à participação dos dirigentes associativos. 
(O presidente da direção da Associação, António Rafael) 
Nova Sede: Praceta dr. Marcos Viana, nº 5, r/c, esq. (Avenida Marginal, junto ao Johnny Ringo)

Sem comentários: