quarta-feira, 10 de abril de 2019

Escola João de Barros em grande atividade antes das férias da Páscoa!

Visita à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim da cidade do Porto 
Fazendo parte do programa da disciplina de EMRC do 3º ciclo o estudo das principais religiões do mundo, houve a possibilidade de visitar um dos principais lugares de oração da religião hebraica em Portugal, considerada também a maior sinagoga da Península Ibérica. Os alunos manifestaram muito interesse e tiveram um comportamento irrepreensível, elogiada até pela pessoa que nos recebeu e com quem tiveram a possibilidade de conversar e tirar algumas dúvidas. Este elemento da Comunidade Israelita do Porto, Hugo Miguel Vaz, conseguiu cativar a atenção e manter uma relação muito boa durante toda a visita. 
Esta visita de estudo só foi possível porque integrada numa visita de estudo realizada pela disciplina de HGP para os alunos do 5º ano ao Museu World of Discoveries. 
Visita ao Museu World of Discoveries 
Nos dias 2 e 3 de abril o Departamento de Ciências Sociais e Humanas juntamente com 252 alunos da Escola João de Barros, percorreram de minicomboio algumas artérias da cidade, atravessaram o Douro e viram alguns dos seus edifícios mais emblemáticos como a Torre dos Clérigos, a Sé Velha, o Palácio da Bolsa, e o Mercado Ferreira Borges. 
No World of Discoveries, museu e parque temático, tiveram oportunidade de reconstruir a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, conquistando terras, descobrindo territórios, cruzando oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido. 
Foi uma visita cujos objetivos académicos foram amplamente atingidos, permitindo o reforço de aprendizagens já feitas e motivando para outras a fazer no futuro. A nível individual possibilitou o enriquecimento de competências a nível do relacionamento com outros pares, adultos, espaços e situações, estimulando o desenvolvimento do seu espírito de cidadania. 
Esta atividade estava integrada no projeto “Navegar” que o departamento de CSH desenvolveu no presente ano letivo e foi projetada e organizada em estreita articulação com o Projeto Educativo do Agrupamento, o Projeto Curricular de Escola, o Plano de Ação Estratégica e os Planos de Trabalho das Turmas.
XI Encontro Interescolas em Coimbra
A atividade “XI Encontro Interescolas da Diocese de Coimbra” decorreu a 1 de abril, em Cernache, no Colégio Jesuíta da Imaculada Conceição (CAIC) e contou com a participação de 43 alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores Gil Gonçalves, Helena Simões e Isabel Pires. 
Esta atividade é uma iniciativa do Secretariado Diocesano de EMRC de Coimbra que desta forma procura proporcionar um espaço de conhecimento e de convívio aos alunos matriculados em EMRC.
O encontro contou com a presença de D. Virgílio Antunes que dirigiu umas breves palavras aos alunos elogiando-os pela sua participação e incentivando-os a serem construtores e promotores da paz, que era o tema do encontro. 
As condições meteorológicas e alguma desorganização da equipa coordenadora responsável pelo evento condicionaram muito a realização das atividades. Por todos esses motivos, na avaliação realizada com os alunos, foi o espaço onde se encontravam os insufláveis, o mais referido e que os alunos mais gostaram.

Sem comentários: