Nas próximas sextas-feiras de 10 e 24 de maio a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz, promove no Auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz um programa de formação sobre a temática “Cancro: Conhecer para melhor intervir” dirigida a profissionais de saúde, voluntários, doentes e população em geral. A ação visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a doença, e ajudar a desmitificar alguns conceitos, incentivando a comunicação entre os doentes, familiares, amigos e profissionais de saúde sobre o cancro, a segunda causa global de morte em Portugal (INE; DGS/MS). Desde a prevenção à intervenção, a iniciativa abordará a incidência e fatores de risco da doença oncológica, bem como o impacto da doença no doente e família e o papel do voluntariado em oncologia no apoio ao doente.
Dos diversos conteúdos que o programa integra, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a Liga Portuguesa Contra o Cancro, sua origem, missão, valores e princípios, bem como as principais áreas de intervenção. A apresentação do módulo I, no dia 10 de maio pelas 10h00, é da responsabilidade de Miguel Pina, Coordenador Executivo da LPCC.NRC.
Natália Amaral, Médica e Secretária Direção do Núcleo Regional do Centro, proporcionará uma formação que capacita para um melhor conhecimento sobre o cancro, nomeadamente a incidência de cancro em Portugal, fatores de risco e formas de prevenção. O Módulo “Conhecer o cancro” terá lugar também a 10 de maio, pelas 11h30.
O impacto psicológico do cancro no doente e família é outro dos grandes temas a ser explorado no dia 24 de maio (10h00). Compreender esta realidade e as formas de intervenção em Psico-Oncologia é o módulo apresentado por Eliana Gonçalves, da Unidade de Psico-Oncologia da LPCC.NRC. Segue-se às 11h00 o tema do voluntariado em oncologia, no qual os participantes terão oportunidade de saber mais sobre o que é ser voluntário; direitos e deveres; e formas de conduta para uma relação de ajuda efetiva em contexto hospitalar. A apresentação será da responsabilidade de Sónia Silva, da Unidade de Voluntariado LPCC.NRC, e Eduarda Ganho, Coordenadora do Voluntariado Hospitalar da Liga no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A estrutura da formação é modular, sendo a participação gratuita mas obrigatória e aberta a todos os interessados, através do contacto com a Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC (voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt) ou do telefone 239487490.
Programa integral
10 de maio:
10h00 = Módulo I: A Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Miguel Pina, Coordenador Executivo LPCC.NRC - Origem, missão, valores e princípios - Principais áreas de intervenção; 11h15: intervalo; 11h30: Módulo II = Conhecer o cancro, dra Natália Amaral, Médica e Secretária Direção LPCC.NRC - Incidência de cancro em Portugal - Fatores de risco - Formas de prevenção.
24 de maio:
10h00 = Módulo III: Impacto psicológico do cancro no doente e família, dra. Eliana Gonçalves, Unidade Psico-Oncologia LPCC.NRC - Compreender a realidade do doente e família - Formas de intervenção em Psico-Oncologia; 10h45, Intervalo; 11h00 = Módulo IV: Voluntariado em Oncologia, dra. Sónia Silva, Unidade de Voluntariado LPCC.NRC; Dra. Eduarda Ganho, Coordenadora Voluntariado Hospitalar no CHUC - O que é ser voluntário - Direitos e Deveres - Recomendações no contacto com doente oncológico no hospital.
Sem comentários:
Enviar um comentário