quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Missa comemorativa do 243º aniversário da construção da Capela de Nª Senhora das Mercês da Vila de Ançã

Conforme inscrição no Cruzeiro (1777) que se encontra colocado lateralmente à mesma, e passados 243 anos do início da construção da Capela de Nossa Senhora das Mercês, os propósitos da sua edificação, determinações de vontades e promessas continuam a persistir. O Arquivo da Universidade de Coimbra e outros serviram para fundamentar a sua história com mais de dois séculos, tendo a investigação e a consulta dos processos sido fundamental para se poderem tirar conclusões sobre a sua edificação. 
Sabe-se que foi o Capitão-mór José Carlos e sua esposa D. Maria Lopes que a mandou construir por promessa e a seu pedido decorreu o habitual e decorrente processo eclesiástico, originando a necessária concessão de S.S. o Papa Pio VI através da sua Bula, na qual autorizava todas as celebrações religiosas. 
A razão desta informação prende-se com o facto da referida Capela da Vila de Ançã ser monumento único no distrito de Coimbra de invocação a esta Santa. 
Segundo o calendário litúrgico, o dia festivo de Nossa Senhora das Mercês celebra-se no dia 24 de setembro. Este ano, e mantendo a tradição, será realizada uma missa neste espaço sacro no dia 23 às 20h30 presidida pelo pároco Manuel de Jesus.  (Texto enviado pelo proprietário da capela Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: