quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Projeto de código 'Code.UP' foi fundado por figueirense e lançamento nacional acontece na nossa cidade!

O Projeto Europe Code Week pretende alertar para a importância da programação a partir de tenra idade! O objetivo é consciencializar todos os agentes ligados à educação para a importância do código e da programação a partir de tenra idade, e por consequência como uma disciplina escolar, como outra qualquer. Os benefícios para o desenvolvimento cognitivo e lateral das crianças é um dado adquirido, ao mesmo tempo que estas desenvolvem outras competências técnicas que lhes serão úteis no futuro. 
António Durão é diretor técnico dos cursos de Programador de Informática e Técnicos de Electrónica, Automação e Controlo do INTEP Figueira da Foz onde também ministra aulas, sendo também professor / formador em Design, e Programação e Produção de Jogos. 
Há cerca de três anos fundou um projeto, denominado Code.UP, para o ensino de programação, robótica e design de jogos que em 2017 era dos únicos em Portugal, e com uma diferenciação grande na medida que incorpora outras disciplinas acessórias como gestão de projetos, design thinking, inteligência emocional e laboratórios de inovação criativa, isto para crianças a partir dos 6 anos. No espaço de 15 meses já formou mais de 100 alunos não só da Figueira da Foz também mas também de cidades próximas que se deslocaram propositadamente até nós para ter aulas. 
Neste contexto e por um percurso ligado à gestão, formação e inovação, foi eleito um dos 280 Leading Teachers Europeus selecionados pela Comissão Europeia para promover a Semana Europeia de Código a ter lugar de 5 a 20 de outubro. Neste sentido tem vindo a promover a programação junto de escolas em todo o distrito e dando palestras sobre "Que futuro para o futuro?" onde fala dos empregos do futuro e como o sistemas de ensino se está (ou não) a preparar para formar os futuros profissionais, que certamente irão trabalhar em profissões que hoje não existem. 
Muitas desaparecerão mas virão outras que exigirão outras competências. Nesse sentido o projeto foi apresentado à autarquia figueirense, da qual recebeu apoio total e absoluto para que a iniciativa tivesse lançamento nacional na nossa cidade, que acontecerá já este sábado 28 de setembro no Auditório Municipal a partir das 10h00. 
Este 'Lançamento Nacional do Code Week 2019' contará com a presença de Bruno Moura Ferreira embaixador do 'Code Week 2019'. 
Para dar corpo e visibilidade ao evento foram convidados 3 dos mais reputados oradores nacionais nas suas áreas. O professor Jorge Rio Cardoso autor dos mais vendidos livros sobre educação desde sempre, Rui Correia vencedor do 'Teacher Prize 2019', e David Carvalhão empreendedor e especialista em tecnologia e inovação na Comissão Europeia.
(Clicar nos módulos para melhor os visualizar)

Sem comentários: