Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre a Murtinheira e a Praia de Quiaios
Assinado por Ricardo Manuel Rodrigues Santos, presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, recebemos a Nota de Imprensa que a seguir publicamos:
"Com o anúncio da abertura do concurso público para a empreitada de “Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre a Praia de Quiaios e Murtinheira”, publicada no Diário da República de 29 de setembro último, deu-se mais um importante passo para a preservação do ecossistema costeiro e para a valorização turística da Praia de Quiaios.
A empreitada, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, prevê a recuperação, reforço e fixação do sistema dunar, que inclui a construção de novos passadiços sobre-elevados de acesso à praia e de fruição paisagística.
O reforço do cordão dunar e a substituição dos atuais passadiços da Praia de Quiaios são uma reivindicação antiga da Freguesia de Quiaios, que assim vê finalmente atendidas as suas preocupações.
A empreitada, que terá um prazo de execução de cinco meses, tem um orçamento aproximado de € 600.000,00, dos quais 25% serão assegurados pelo Município da Figueira da Foz, ao abrigo do Protocolo assinado entre as duas entidades em agosto de 2019.
O concurso público está em fase de conclusão, estimando-se a assinatura do Contrato de Empreitada ainda no decorrer do presente ano. A obra deverá estar concluída antes do início da próxima época balnear.
Esta intervenção, a par das iniciativas de investimento privadoque têm vindo a complementar a oferta de serviços, vem reforçar a Praia de Quiaios como um destino turístico de excelência, que alia a aposta na diversificação e qualificação dos equipamentos e infraestruturas de apoio ao turismo com os prementes esforçosde mitigação dos efeitos da erosão costeira e de salvaguarda da paisagem natural."
Quiaios, 25 de novembro de 2020 = O Presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Manuel Rodrigues Santos. (foto nossa)
Sem comentários:
Enviar um comentário