segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Microninho ISI da Figueira da Foz continua a apoiar agregados familiares no emprego e no desenvolvimento dos seus negócios!

Mais de dois anos após o início do projeto, e a menos de 6 meses da sua conclusão, o Microninho ISI – Incubadora Social e de Inovação da Figueira da Foz, dá um firme contributo para que a Figueira da Foz seja um concelho mais inclusivo e sustentável.

O Microninho ISI iniciou a sua atividade no nosso concelho em plena pandemia com o plano ambicioso de criar e desenvolver um ecossistema de inovação social, através de um modelo inovador e sustentável que assenta no fortalecimento de agregados familiares de pessoas desempregadas e/ou em situação de precariedade, que queiram redefinir o seu projeto de vida.

Este apoio é feito, quer por uma empregabilidade mais consciente e ajustada a cada contexto familiar, quer pelo apoio à criação de próprio emprego com o surgimento de novos micronegócios e respostas sociais inovadoras.

É com orgulho e satisfação que o projeto regista o apoio a mais de 653 pessoas, correspondendo a 260 agregados familiares diferentes, sendo que destas, 132 pessoas foram retiradas de uma situação de desemprego ou de precariedade, com o regresso sustentado ao mercado de trabalho, e 11 criaram o seu micro negócio estando agora a desenvolver atividades que servem a nossa comunidade. No total, o projeto contou com mais 41 novas ideias de negócio, algumas ainda em fase de incubação, às quais se somam 6 na área da inovação social.

Este tem sido sem dúvida um trabalho desafiante para a equipa do projeto que, em conjunto com os seus coordenadores e entidades promotoras, bem como as mais diversas entidades locais, tem feito todo este projeto acontecer, sendo que os resultados animadores indicam a boa implantação do projeto na comunidade e a concretização dos seus objetivos e contributo, que desde o início o projeto se propôs dar na transformação de vidas no concelho da Figueira da Foz.

Nesta altura, e já com mais de 80% do tempo de implementação do projeto concluído, conclui-se que o projeto se encontra totalmente afirmado no concelho e em constante crescimento, quer junto de beneficiários, quer junto de entidades e da própria comunidade.

Mas o projeto continua a olhar para o futuro, para o que os meses seguintes podem trazer, e para os próximos desafios, com a mesma vontade de fazer mais e melhor. Chegar a cada vez mais pessoas, apoiando a sua transformação, empoderamento e autonomização, está no topo das prioridades do Microninho ISI para transformar positivamente esta comunidade e deixar a sua marca de forma sólida.

Sem comentários: