quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O Dia do Armistício, a 11 de novembro, encerra ciclo sobre centenário da Primeira Grande Guerra – Filme “O Soldado Milhões” dia 9 para público escolar

O Município da Figueira da Foz tem vindo a organizar, desde 2015, um conjunto de iniciativas (apresentações de livros, conferências, mostras, sessões de teatro) com o objetivo de assinalar o centenário da Primeira Grande Guerra (1914-1918). 
As comemorações terminam a 11 de novembro, Dia do Armistício, com a realização de uma Parada Artística pela Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, que sairá do Centro de Formação da GNR, pelas 11h00, percorrerá diversos arruamentos da cidade e culminará no Parque das Abadias frente ao CAE. 
Para o público escolar e famílias vão ser realizadas, no Museu Municipal Santos Rocha, na semana de 05 a 10 de novembro, sessões do jogo “Rumo ao Armistício - Jogo da Glória”, um jogo concebido por técnicos municipais. As sessões são gratuitas, contudo sujeitas a inscrição prévia (servico.educativo@cm-figfoz.pt). 
Na Biblioteca Municipal realizar-se-ão nessa mesma semana, e destinadas a crianças do pré-escolar e 1º CEB e famílias, sessões da Hora do Conto e um atelier, onde será abordada a temática da guerra através do livro "Que Luz Estarias a Ler?" com ilustrações da figueirense Ana Biscaia. A iniciativa é gratuita e sujeita a inscrição prévia em (biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt).
A partir de dia 07 e até final do mês de novembro, o Edifício dos Paços do Município recebe a mostra “A Grande Guerra nas nossas Coleções”. Trata-se de uma mostra que junta, sob o mesmo tema, material dos diversos fundos da Divisão de Cultura. Assim, estarão expostos, periódicos, reproduções de fotografias da época e objetos bélicos pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico e Arquivo Fotográfico Municipais e Museu Municipal Santos Rocha. A mostra pode ser visitada pelo público em geral e pelo público escolar, tendo este que efetuar marcação marcação via (servico.educativo@cm-figfoz.pt). 
No Centro de Artes e Espectáculos, dia 09 de novembro, realizam-se sessões do filme “O Soldado Milhões” para público escolar (14h30, sujeita a inscrição e ao pagamento de 2 euros) ) e público em geral (21h30, 4€). “O Soldado Milhões” é um filme realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa e tem no elenco, entre outros atores, o figueirense Miguel Borges, e permite acompanhar o percurso do soldado que "se chamava Milhais, mas valia milhões", através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

Sem comentários: