sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Cruz Vermelha Portuguesa da Figueira da Foz vai realizar simulacro com a Estação Salva-vidas do ISN

No âmbito da missão de socorro e emergência e para garantir a sua operacionalidade, a Secção Náutica da Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa vai realizar um simulacro em parceria com a estação Salva-vidas do ISN da Figueira da Foz.

O objetivo primário deste simulacro é treinar o desempenho individual e coletivo de rotinas, melhorar a comunicação e coordenação, clarificar os papéis e responsabilidades de cada operacional e do grupo e otimizar planos de ação.

O contexto será uma embarcação à deriva, com a respetiva tripulação com derrame de combustível e posterior explosão.

Esta ação será realizada no próximo domingo dia 15 de setembro, pelas 11h30, na Zona da Fontela e Vila Verde, junto ao Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense.

Neste treino operacional, estarão também envolvidos elementos da equipe Nacional de Drones da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Os Tais do Networking” com Hub na Figueira da Foz dá a conhecer evento empresarial

A Associação de Empresários “Os tais do Networking” fundada em 2023, com Hub na cidade da Figueira da Foz, apresenta um evento empresarial que irá decorrer na Incubadora de Empresas Mar & Indústria da Figueira da Foz no próximo dia 20 de setembro pelas 14h30, denominado “O Conneta Business”, dividido por por três grandes momentos:1 - Sessão de palestras com 4 oradores (Célia Carrasqueiro, Jorge Fonseca, Laércio Gaieski e Hugo Carvalho) de diferentes quadrantes empresariais;

2 - Momentos dedicados ao networking (SpeedNetworking);

3 - Jantar de encerramento e um after dinner com música dos anos 80 e 90 proporcionando um ambiente para conversas informais e de criação de conexões profissionais.

….........................................................

A Associação "Os Tais do Networking" foi fundada em Aveiro em julho de 2023, fundada por um grupo de networkers que acreditam numa abordagem diferenciada para o mundo dos negócios e das relações profissionais. A sua filosofia é simples, mas poderosa: promover conexões autênticas, num ambiente mais descontraído e de verdadeira colaboração.

Reúne empresários, empreendedores, profissionais liberais, estudantes e qualquer pessoa interessada em crescer, aprender e partilhar conhecimento.

“A nossa missão é criar um espaço inclusivo, onde ideias fluam livremente e onde todos possam beneficiar das experiências e perspetivas dos outros. Queremos quebrar as barreiras formais do networking tradicional e fomentar uma rede de apoio que seja tanto pessoal quanto profissional.

O nosso maior objetivo é crescermos juntos, de forma colaborativa. Sabemos que o dia a dia de quem empreende ou trabalha num ambiente competitivo é cheio de desafios e decisões difíceis. Por isso, na OTN, queremos criar um ecossistema de suporte mútuo, onde todos possam aprender e ajudar-se reciprocamente.”

(Clicar nos módulos para melhor os visualizar)

domingo, 8 de setembro de 2024

Universidade Sénior da Figueira da Foz assinala início das atividades letivas no Auditório do Museu Municipal

A Universidade Sénior da Figueira da Foz vai assinalar o início das suas atividades letivas com uma sessão solene no dia 1 de outubro no Auditório do Museu Municipal pelas 14h30, a qual contará com a participação de entidades municipais e a atuação do Coral David de Sousa.

E logo no dia seguinte as aulas decorrerão de acordo com o calendário definido e já divulgado no site da instituição (www.viveremalegria.pt). As matrículas têm início no dia 16 de setembro e prolongam-se até ao dia 20.

A Universidade Sénior convida também os maiores de 50 anos a conhecer as suas instalações - que se localizam no primeiro andar do Mercado Municipal Engenheiro Silva - onde poderão obter todas as informações sobre o seu modo de funcionamento.

A oferta formativa e cultural tenta ser o mais diversificada possível incluindo as disciplinas de História, Património, Literatura Portuguesa, vários níveis de Informática, Línguas (Alemão, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano, Esperanto e Mandarim), Ginásticas (Zumba, Danças Latinas, Danças do Mundo, Alegria e Movimento, Zumba + Fortificação , Yoga e Tai-Chi), Cantares de Alegria, Viola, Cavaquinho, Teatro, Artes Decorativas, Pintura, Bridge, Bordados e Costura. Para este conjunto de disciplinas instituição conta com um quadro de mais de 30 professores e um universo de cerca de 200 alunos.

Além das aulas, a Universidade Sénior irá realizar múltiplas viagens de estudo, convívios, tertúlias, entre outras iniciativas. Atentos às mudanças socioeconómicas no mundo atual, disponibilizam ainda três níveis de Português Língua Não Materna, destinados aos estrangeiros residentes no concelho da Figueira da Foz.

“Dê mais Vida à Vida! Junte-se à Universidade Sénior da Figueira da Foz!"

Festas da Nossa Senhora da Piedade decorrem em Anta (Maiorca) no próximo fim de Semana com programa bem animado!

Vai realizar-se de 13 a 15 de setembro em Anta, na freguesia de Maiorca, a Festa de Nossa Senhora da Piedade.

Programa:

Dia 13, sexta-feira 19h00 - Missa Solene, 22h30 - Dj & Karaoke Pancinhas;

Dia 14, sábado 22h30 - Baile com a Banda Tema, 02h00 - Dj AGRIRui;

Dia 15, domingo 16h00 - Missa solene na capela de Nossa Senhora da Piedade seguida de procissão pelas ruas de Anta acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.

Finda a procissão irá realizar-se um concerto pela referida Banda sob a batuta do Maestro Rui Cantante. 18h00 - Grupo de Dança Traquinas & Not Found, 19h00 - Baile com o Grupo AFK.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Encontro Ibérico de Bandas em Santana: tradição bem enraizada realiza-se no próximo domingo

Este ano, o 34º Encontro de Bandas em Santana, na Figueira da Foz, será particularmente especial. Embora o evento já seja uma tradição bem enraizada no “burgo”, o do próximo dia 8 de setembro terá um caráter único: pela primeira vez, as bandas convidadas são todas provenientes de Espanha, que se juntarão à Sociedade Musical Santanense (SMS). Esta novidade promete enriquecer ainda mais o intercâmbio cultural e musical dos dois países, proporcionando ao público uma experiência diversificada e memorável, onde as tradições musicais de Portugal e Espanha se encontram e se realizam em conjunto.
Neste encontro, a Banda de Música da Associação Músico Crisanto, que abrange as localidades de Rábade, Begonte, Outeiro de Rei e Friol, em Lugo, sob a direção do Maestro Armando Morales, e a Banda de Música de Salvaterra de Miño cujo diretor é Daniel Gregori, serão as associações musicais espanholas que viajarão até Portugal.

No dia anterior, chegarão as comitivas, as quais poderão apreciar as belas paisagens e os aprazíveis locais mais emblemáticos de Santana e da Figueira da Foz.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho as três comitivas serão recebidos pelo Presidente da Câmara, seguindo-se um desfile pela cidade.

No dia 8, em Santana a partir das 14h45, haverá a receção oficial às entidades que nos visitam e às bandas já referidas, havendo um pequeno desfile que parte de vários pontos da localidade até à Sede da Banda de Santana. A execução conjunta do tema “Santana a Cantar” terá um sabor especial. Já no Salão de Festas, será a vez de cada uma delas mostrar a sua performance musical nos concertos individuais, não faltando as intervenções e troca de lembranças ocasionais e o lanche ajantarado nas instalações anexas.

Inserido no 130º aniversário da SMS, recorde-se que esta é mais uma organização da Santanense com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova e de outras empresas e anónimos que contribuem para que estas comemorações e outras iniciativas se possam realizar.

(Texto enviado por Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana)

3º Passeio de Tratores de Maiorca percorreu com 50 máquinas e mais de 150 participantes a Rota dos Arrozais da Freguesia de Maiorca

Decorreu neste domingo, o 3° Passeio de Tratores de Maiorca, que percorreu parte da Rota dos Arrozais e as várias localidades da Freguesia de Maiorca.

O evento contou com a participação de meia centena de tratores e cerca de 150 participantes que, em salutar convívio, disfrutaram das belas paisagens dos Campos de Maiorca, da beleza da freguesia de Maiorca e do programa apresentado para o evento.
A partida foi dada do Largo da Feira Nova de Maiorca, seguindo-se a Estrada Nacional 111, Monte de Santa Eulália, Ponte das 5 Portas, Barca de Sanfins, Sanfins, Serra de Castros, Serra de São Bento, Maiorca, Arneiro de São João - paragem para a Bucha na Piscina Municipal de Maiorca - Santo Amaro da Boiça, Alegria, Arneiro de Fora, Casais, Anta, Arneiro de São João, e de volta ao Largo da Feira Nova.

Findo o percurso do Passeio de Tratores, muitos dos participantes, usufruíram em pleno do Parque do Lago, realizando piqueniques e partilhando refeições.

Teve ainda lugar o “Tractor Wash” e a Prova de Esforço entre tratores e houve a animação musical a cargo do DJ/Karaoke Luís Rock, e a Piscina Municipal de Maiorca esteve aberta ao público de forma gratuita durante todo o dia.

Este evento teve a organização ao encargo da empresa “Trevos & Castelos LDA”, em conjunto com vários agricultores de Maiorca e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Maiorca.

Os participantes neste passeio tiveram a oportunidade de degustar o maravilhoso arroz doce de Maiorca, que foi oferecido pela empresa “Pinto Costa SA - Sociedade de Agricultura”, maior produtor de Arroz Carolino no Baixo Mondego.

Fica o agradecimento às várias empresas e entidades que apoiaram este evento e sem as quais não seria possível obter tais resultados:
Entidades:
Município da Figueira da Foz, Freguesia de Maiorca, CDRAF - Arneiro de Fora, e GM Srs. da Paciência;

Empresas:

Trevos e Castelos Lda, BKT S. José Pneus, Caixa Crédito Agrícola, Marques Simões & Andrade Lda Construção Civil, Abolsamia revista especializada, Arroz de Maiorca,
Café Convívio, TOPCON Sá Pinto Lda, TVHL, Prestynatura, Photo Freitas, e Drone Isaías Melo.

A organização agradece também, especialmente, a todos os voluntários que tudo deram de si para o sucesso deste evento.

Neste evento foram classificados os 3 tratores a nível da decoração de tratores:

1º Lugar: Manuel Ramalho/Família Lapão - com “Barco Pirata”;

2º Lugar: Amílcar Silva - com "Arraial dos Casais;

-3º Lugar: Luís Correia, oriundo do Carvalhal, com “Trator Gandarês”.

Na Prova de Esforço premiou-se, na Classe de Trator de Tração Simples, Martinho Vieira dos Casais. E na Classe de Tratores com Tração, Nuno Lopes, oriundo do Bom Sucesso.